Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Desde 2004 está em atividade a Cooperativa dos Citricultores de Celso Ramos (COCICER), visando dar suporte à produção de frutas cítricas no município, principalmente, laranjas e tangerinas.
.
Dados da safra 2020/2021 apontam 800 toneladas colhidas dos pomares cultivados numa área de 70 a 100 hectares. A prevalência é da laranja espécie Folha Murcha com 90% das plantações e o restante da espécie Valência.
.
Segundo o presidente da COCICER, Daniel Júnior Martinelli, a expectativa para a próxima safra era de mil toneladas, mas a geada tardia registrada em agosto de 2020 tirou a esperança dos produtores.
.
Neste período de entre safra, alguns citricultores cultivam tangerinas espécies Montenegrina, Pokan e alguns produtores decidiram apostar no cultivo de Laranja Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).
.
A cooperativa reúne 33 produtores e possui estrutura para beneficiamento completo. A intenção da atual diretoria é reativar, para isso realiza estudo de mercado. Até 2017 a cooperativa entregava os produtos beneficiados à prefeitura de Lages para a merenda escolar.
.
Atualmente os citricultores entregam a produção in natura com venda direta aos compradores do litoral e sul de Santa Catarina. Daniel informa que haverá parceria com o Poder Público para viabilizar aumento de área cultivada de citrus em Celso Ramos.
RÁDIO CULTURA