Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ao completar 20 anos de operação neste ano, a Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes se consolida como um marco histórico na região. Na tarde desta quarta-feira (20) representantes do empreendimento estiveram visitando a Rádio Amizade FM de Celso Ramos, no fato de o município também ser um dos municípios atingidos pelo lago da usina em ambos os rios. Pelotas e Canoas.
.
Mais do que um grande empreendimento, deixa marcas na comunidade, através de ações e projetos desenvolvidos pelo Consórcio Machadinho, além de gerar energia limpa, atendendo a todos os requisitos ambientais.
.
A participação ativa no cotidiano dos municípios da área de abrangência contribui para o crescimento sustentável da região e para a melhoria da qualidade de vida da população. Desde o início o Consórcio Machadinho escreve junto à comunidade uma história de conquistas e bom relacionamento. Um exemplo são os projetos sociais, que receberam mais de 14 milhões aplicados pelo Consórcio e seus parceiros, por liberalidade, com recursos próprios ou leis de incentivos, nas áreas de educação, agregação de renda, sociocultural, saúde e segurança.
.
Também é importante destacar que nesses 20 anos a Usina Hidrelétrica Machadinho já repassou mais de 437 milhões a título de compensação financeira pela utilização de recursos hídricos. Sendo que destes aproximadamente 178 milhões foram destinados aos municípios da área de abrangência da Usina.
.
Outro destaque nesses 20 anos é a participação da comunidade nas visitas. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo Programa de Visitas, conhecendo como funciona o processo de geração de energia elétrica. Além disso, centenas de jovens estudantes todos os anos participam do Concurso de Redação e escrevem suas histórias.
.
História
Considerada um marco na história das hidrelétricas brasileiras, a construção da Usina Machadinho foi resultado do esforço conjunto de acionistas, dos parceiros em todas as fases do empreendimento, dos governantes e de uma equipe de profissionais que possibilitou sua construção em tempo recorde, com uma antecipação de 17 meses em relação ao cronograma original.
.
Construída no leito do Rio Pelotas, entre os municípios de Piratuba, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, a Usina Machadinho tem potência instalada de 1.140 MW e é a maior Usina Hidrelétrica com casa de força em Santa Catarina, certificada pelas normas NBR ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. A primeira unidade geradora entrou em operação dia 16 de fevereiro de 2002, a segunda no dia 30 de abril e a terceira no dia 12 de julho do mesmo ano.