Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A “queda de braço” entre Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai perdendo força e quem ganha com isso é a população, que carece da realização de perícia médica para confirmação de benefícios.
Nesta segunda-feira (21) após vistorias nas agências, a associação que representa os peritos divulgou a lista de unidades “aptas” e “aptas com restrições” para o retorno das atividades.
Em Santa Catarina apenas 7 estão adequadas ao retorno das perícias médicas.
A unidade de Campos Novos, configura-se entre as “Aptas” em razão de o prédio ter sido reformado recentemente, respeitando questões de acessibilidade e espaços de acolhimento dos segurados.
Segundo o gerente Jorge Luiz Infeld, também foram adequadas as medidas sanitárias de prevenção a Covid-19, medida adotada deste a retomada do atendimento presencial na semana anterior.
Jorge explica que a demanda por perícias é o principal instrumento e uma das peças fundamentais para efetivação de benefícios sociais. Em Campos Novos de cada 20 pessoas procuraram o INSS 19 estão em busca de perícia médica.
Como na região Oeste são apenas 3 agências que terão atendimentos dos Peritos Médicos, Campos Novos, Chapecó e Videira, o gerente da agência local acredita numa demanda considerável, incluindo segurados da região norte do Rio Grande do Sul.
Ele esclarece a nova metodologia aplicada relacionada ao Auxílio Saúde. Até a reabertura do atendimento presencial, era garantida a renovação do benefício via aplicativo mas, agora é necessário confirmação do médico perito credenciado pelo INSS.
Jorge chama a atenção dos segurados que pediram a antecipação de auxílio doença e estão insatisfeitos com o valor que está sendo pago ou caso tenha sido negado, que fiquem atentos ao prazo de 30 dias, para cumprir requisitos e garantir 100% do benefício.
O responsável do INSS de Campos Novos reforça que é necessário realizar o agendamento de horário das perícias médicas, pois o profissional médico atende apenas 12 pessoas por dia.
O agendamento deve ser feito pelo 135.
Desde a reabertura da agência o funcionando presencial é da das 7h às 13h.
O país tem cerca de 1,5 milhão de processos na fila do INSS, incluindo 790.390 que aguardam perícia médica.
RÁDIO CULTURA