Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Defesa Civil estadual confirmou que municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina tiveram registro de chuva contaminada por causa de partículas de fumaça provenientes dos incêndios no Pantanal.
.
A “chuva escura” ocorreu na quinta-feira (17). Os locais exatos não foram detalhados.
.
Essa chuva também foi registrada no estado vizinho do Rio Grande do Sul no início desta semana, e pode ocorrer em São Paulo, onde a fumaça decorrente dos incêndios na região do Pantanal foi percebida nesta sexta-feira (18).
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a fumaça diminui a qualidade do ar e da água da chuva coletada.
Por isso, o órgão estadual fez recomendações aos catarinenses que possuem cisternas, comuns principalmente em propriedades rurais, entre elas a limpeza constante dos locais de armazenamento e a análise da água.
“A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal”, informou Frederico de Moraes Ruthorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil .
A presença da fumaça Santa Catarina foi percebida por moradores há alguns dias, como na Grande Florianópolis, e estava sendo acompanhada pela Defesa Civil por imagens de satélite.
Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a fumaça é mais perceptível ao nascer e fim do dia, pois o sol fica em tons mais aralanjados. Ele também explica como ocorre a chuva contaminada:
“A chuva faz um trabalho de ‘limpeza’ da atmosfera, trazendo tudo que tem nela, como as partículas da fumaça, para a superfície”, explica o meteorologista Leandro Puchalski.
Segundo ele, o vento em altitude que trouxe a fumaça para Santa Catarina mudou de direção, ficando, agora, mais no Sudeste no Brasil.
Veja algumas das recomendações da Defesa Civil para quem utiliza água da chuva: