O Junho Vermelho tem o intuito de conscientizar e incentivar à população a doar sangue. A transfusão sanguínea é algo essencial para a saúde pública, já que salva vidas e evita uma série de complicações para o/a receptor(a).
.
Já o Junho Laranja diz respeito ao combate à anemia e à leucemia, duas enfermidades relacionadas ao sistema sanguíneo. Em suma, a anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo, além da falta de ferro. Já a leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.
.
Ainda, o Junho Violeta tem o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. O movimento sugere que: ao invés de violentar um idoso, que dê uma violeta a ele, como sinal de gratidão. A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais.