Davi Alexandre Schoenardie tem 19 anos e é morador do município de Celso Ramos. Estudante de escola pública durante todo seu ensino básico, no ano de 2019 obteve 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o tema “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”.
.
Junto com duas piauienses, Danielly Nascimento e Amanda Lima, acadêmicas de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), coordena o projeto Escola Pública Presente. O projeto visa democratizar a entrada de jovens estudantes da rede pública no ensino superior, para que ocupem espaços de liderança e transformação social por meio da educação.
.
O projeto conta atualmente com jovens de todas as regiões do Brasil, que de forma voluntária corrigem redações de estudantes de escolas públicas brasileiras, para que obtenham êxito na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
.
Tendo mais de 70 redações corrigidas e impactando mais de 500 pessoas, o Escola Pública Presente foi selecionado para uma conferência organizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston: a Brazil Conference at Harvard & MIT.
.
Davi destaca que o projeto Escola Pública Presente está recebendo redações para correção atualmente.
.
Também destaca a importância da iniciativa, que atualmente já colhe resultados de estudantes que enviaram suas redações no ano passado e que obtiveram acima de 800 pontos na redação do ENEM 2020.