Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O verão astronômico somente começa nesta terça, mas já entregou seu cartão de visitas no Oeste do Sul do Brasil, onde este fim de semana foi marcado por calor extremo com marcas altíssimas e que superaram mesmo os 40ºC em algumas cidades.
.
No Rio Grande do Sul, no sábado, as máximas alcançaram 39,9ºC . Pro lado dos catarinenses, esse calorão chega no dia de hoje, onde os termômetros deverão registrar também índices próximos dos 40°C.
.
A explicação para a brutal diferença entre o Oeste e o Leste verificada no sábado está na análise sinótica. Uma frente fria atuava na costa do Sudeste do Brasil. Na retaguarda deste sistema havia ar frio sobre o oceano associado a um centro de alta pressão a Sudeste do Rio Grande do Sul. Por outro lado, centros de baixa pressão térmicos – associados ao calor – estavam sobre a Argentina e o Paraguai.
.
Hoje, a circulação de ar frio do mar cessou e o ar quente teve o ar quente dominando o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Muitas outras cidades tiveram marcas perto ou ao redor de 35ºC. Na região catarinense o calor será intenso nesta segunda-feira.
.
O sol aparece em toda a região nesta segunda. A massa de ar muito quente cobre o Estado no último dia da primavera e traz um dia por demais de quente com calor excessivo em algumas áreas do Estado.
.
A Metade Oeste terá tarde com máximas ao redor de 40ºC pelo terceiro dia seguido. Nos vales, máximas de 35ºC a 37ºC. O calor muito intenso poderá trazer chuva isolada de verão na madrugada de amanhã. Com a temperatura muito alta, não se descarta o risco de temporal isolado, mas para a direção da quarta-feira.