Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Neste sábado, dia 20, a Unidade Básica de Saúde (UBSs) de Celso Ramos estará aberta para atualização de vacinas de rotina e para imunização contra a poliomielite. A iniciativa, chamada de dia D, faz parte da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, do Ministério da Saúde.
.
A UBS estará aberta das 8 às 17 horas com o objetivo de vacinar a população com menos de 15 anos.
.
O esquema vacinal contra a pólio inclui cinco doses e tem como público-alvo crianças menores de cinco anos. A meta é imunizar 95% desse grupo.
.
Bebês de até um ano receberão as doses em atraso ou previstas no calendário. Crianças com idade de um ano até menores de cinco (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem receber a VOP desde que já tenham recebido as três doses da VIP.
.
Sobre a pólio
Conforme a nota técnica Nº 5/2022-SAPS/MS do Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral e que se multiplica no intestino, podendo migrar para o sistema nervoso e causar um quadro de paralisia.
.
O documento destaca, ainda, a importância de reforçar ações de imunização mesmo em países com certificado de erradicação, para evitar o reaparecimento da doença, uma vez que a mesma não está globalmente erradicada.
.
Multivacinação
O público-alvo da multivacinação são crianças e adolescentes de 2 meses a menores de 15 anos. Vacinas de campanhas como Covid e Influenza também estarão disponíveis, assim como os demais imunizantes do Plano Nacional de Imunização, que serão aplicados conforme situação vacinal apresentada e seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.
.
O menor de idade deve estar acompanhado de pais ou responsáveis e levar um documento de identificação, além da carteirinha de vacinação. A campanha segue até dia 9 de setembro.