A Administração Municipal de Celso Ramos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, visitou nessa semana, os produtores de leite do nosso município.
.
Durante a passagem nas propriedades, evidenciamos que a tecnologia está se tornando uma grande aliada para os criadores de gado leiteiro. Uma delas, é a ordenha mecânica, que no qual, o leite é tirado através de um equipamento mecânico que simula a mamada do bezerro. Todo o equipamento de ordenha mecânica é composto por três sistemas fundamentais que são: o sistema de vácuo, a bomba de vácuo, regulador, reservatório, frasco sanitário, vacuômetro e tubulação de vácuo.
.
Por outro lado, nosso município conta com produtores de leite que utilizam o sistema de ordenha robotizada, que também é conhecido como ordenha voluntária, porque são as próprias vacas que decidem o momento ideal para serem ordenhadas.
.
De acordo com a necessidade de cada animal, as vacas vão se aproximando sozinhas do robô que é instalado juntamente ao pavilhão onde os animais estão confinados. Assim que um animal passa a porta de entrada o mesmo é identificado e o braço robótico começa a atuar. Em questão de segundos, o equipamento encaixa as teteiras, responsáveis pela extração do leite, o qual após a ordenha é bombeado para o tanque de resfriamento onde imediatamente é refrigerado.
.
Enquanto isso, as demais vacas aguardam sua vez, para serem ordenhadas. Tudo acontece espontaneamente, sem interferência humana.
.
A família do senhor Oto Scheuermann foi a pioneira na implantação do sistema de ordenha robotizada em nosso município. Junto ao equipamento, um software é responsável pela gestão da fazenda e do plantel o qual gera relatórios de forma individual de cada vaca em tempo real sobre a produtividade e a saúde dos animais. A opção pela tecnologia mudou totalmente a rotina na propriedade, trazendo mais qualidade de vida para a família.
.
– A prioridade é tomar decisões em cima dos dados gerados pela própria máquina. Antes você ficava muito no ‘acho’ e no ‘se’. Hoje, dá para gerir melhor a propriedade e decidir, por exemplo, qual vaca fica e qual é descartada, até porque a vaca tem a opção de fazer até 6 ordenhas ao dia e elas vão por vontade própria. – relata Oto Scheuermann, responsável pela propriedade.
É válido evidenciar que a Administração Municipal mantém um trabalho constante junto aos produtores, prestando assistência técnica sempre que necessário.
.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO