Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma reunião virtual dos prefeitos que integram a macro região de Saúde do meio-oeste catarinense, formada pelos 7 municípios da Amplasc (60 mil habitantes), pelos 12 municípios da Ammoc (129 mil habitantes), mais o município de Jaborá, decidiu por algumas medidas de isolamento social para tentar conter o avanço da pandemia do Novo Coronavírus nas duas micro regiões.
.
As restrições que tentam aumentar o índice de isolamento social, querem evitar o colapso na saúde. Na noite dessa quinta (23), por exemplo, o Hospital Santa Terezinha (Hust) de Joaçaba, informou que a ala de Covid 19, está com 100 por cento de ocupação na UTI.
.
A reunião dos prefeitos ocorreu na tarde passada e foi promovida pela Comissão Intergestores Regional (CIR) do Meio Oeste, que representa os 20 municípios da Regional de Saúde.
.
Classificada com risco gravíssimo de contágio da Covid 19, a regional de Saúde do Meio Oeste irá adotar de forma conjunta novas restrições válidas por 14 dias, período estimado pela ciência para manifestações de novos contágios e recuperação dos doentes infectados.
.
Os decretos municipais com validade de 14 dias entrarão em vigor na próxima segunda-feira (27), considerando restrições em horários de funcionamento de bares e restaurantes, suspensão do transporte coletivo, impedimentos de concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças.
.
Ficou decidido que haverá uma uniformização das medidas em âmbito regional para evitar que municípios tenham estabelecimentos com horário de atendimento diferenciados.
.
Medidas
– Os bares poderão permanecer abertos até às 22h de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados até às 14h.
– Nos restaurantes será permitida a permanência no ambiente interno até às 22h. Após esse horário, somente venda para retirada no local ou via delivery.
– O transporte coletivo será suspenso pelos próximos 14 dias a partir de segunda.
– Presença restrita de pessoas em parques, praças e locais públicos.
Também foi definido o regimento interno do Centro de Operações de Emergência em Saúde Regional do Meio Oeste COES MO, com sua composição, competências e funcionalidade.
.
A CIR aguarda para a próxima semana a ratificação da criação do COES Regional MO, pelo COES Estadual, visando o compartilhamento de informações.
.
Além de prefeitos da AMPLASC e AMMOC, a reunião deliberativa teve participaram os titulares das Secretarias de Saúde, contando ainda com a participação dos integrantes do Ministério Público de Campos Novos, Anita Garibaldi, Joaçaba e Herval d’Oeste.
Com informações Ascom/ AMPLASC